domingo, 12 de março de 2017

Aula Seis - 06.3.2017



     A aula de hoje foi no auditório e tava um calor infernal. Os ares-condicionados até estavam ligados, mas não estavam dando conta do recado.

     Assistimos ao documentário Janela da Alma, que tinha como temática: o que é visão?
     No documentário várias pessoas com diferentes graus de deficiência visual, falam como se veem, como veem os outros e como percebem o mundo.
     Vimos diversas abordagens, dos mais variados pontos de vista, onde pude entender que nossa visão de mundo independe da nossa visão ocular.

     Eu queria destacar um dos casos do vídeo, que foi o relato de uma mulher que tinha "estrabismo". Ela falou que se via pelos olhos da mãe e achava que sua mãe ficava muito triste por ela. Porém, depois que ela fez sua cirurgia, viu que quase ninguém notou e ficou bastante frustrada, acredito que porque deixou de fazer várias coisas na vida por vergonha de seu problema.
     Nós seres humanos temos mesmo dessas coisas né? Por vezes deixamos de fazer algo (cantar, sorrir etc.) devido nos importarmos com o que os outros vão pensar.

     Ao término do vídeo a professora foi logo às provocações.  Queria saber a relação do roteiro com as imagens, fotos, movimentos, canções.
     Foi aí que eu percebi que tenho uma visão critica bastante cega (mais cega que o povo do vídeo), pois, mesmo que eu me deslumbre com as imagens, cores e movimentos do vídeo, é muito difícil pra mim, perceber a mensagem principal e as referências que querem passar.
     A professora falou que conseguiremos ler/escrever melhor, a medida que formos nos relacionando com outras linguagens, quando trabalharmos com imagens de maneira mais consciente. Aí poderemos ter uma aptidão melhor dessa relação texto e imagem.
     Eu espero que sim. Tomara que com a prática, possamos chegar a beirar a perfeição.

Um comentário:

  1. Olá Everton,

    Que loucura foi essa aula com aquele calor, não? Fui buscar um "suposto" conforto da tecnologia do ar-condicionado e acabei levando vocês para o inferno! Antes tivéssemos permanecido em nossa sala de aula bem refrigerada...

    Ainda assim, sua leitura do filme foi ótima!!! Como a gente se manifesta pela linguagem já como uma resposta a alguém... Incrível!

    E como outras linguagens nos apontam para sentidos, abrindo um grande leque para produzirmos novos sentidos, desde que consigamos enxergar, certo? Você certamente conseguirá! Seu texto continua excelente. Imagina quando emplacar a leitura. Ontem vc falou da sua dificuldade, que ainda permanece. Eu sei. Não é fácil combater outros hábitos que nos distanciam de nos voltarmos para outros mundos que só a leitura nos possibilita, ainda mais em um mundo como o de hoje, o da contemporaneidade. Mas vale a pena. Ainda mais sendo alguém como vc. Quanto talento!!!! Força. Qual a sua próxima obra? Vamos ajudar o Medson e nos ajudar na escolha do próximo livro.

    ResponderExcluir